0:00
/

Manusear

Essa é uma litografia surrealista que retrata duas mãos desenhando uma à outra em um paradoxo infinito criada pelo artista M.C. Escher.

Uma desenha a outra, infinitamente! Isso lembra pra gente como a gente pode se desenhar e se fazer, manuseando não só quem a gente é, mas também nosso trabalho.

O verbo dessa semana é manusear, que vem na sequência de observar/escutar e incorporar. Se você observou e escutou com atenção, se você incorporou aquilo que te interessava em tudo o que você viu, agora é hora de fazer algo com isso, ou seja, manusear.

Pra ajudar a gente a entender como manusear nossas ideias, vou sugerir outro artista, o sulafricano William Kentridge. Ele é desenhista, mas também um monte de outras coisas. E ele fala muito sobre como trazer pro mundo, através do manuseio com as ideias, aquilo que está no corpo, incorporado, como pensamento e como vontade. Ele diz até que só quando se está “fisicamente envolvido num desenho é que as ideias começam a surgir.”

Ele meio que inverte o processo aqui: ao invés do desenho surgir quando você já tem uma ideia, a ideia surge junto com o desenho. Já aconteceu com você de começa a experimentar e o próprio experimento ir dando aquele retorno?

Então a pergunta é: o que a suas mãos podem fazer por você? Será que tem a ver com desenho, costura, plantação, cozinha, construção? Será que o que você incorporou tem a ver com cores ou com palavras? Com formas animadas ou paradas? Com cliques ou pinceladas?

A mão vai servir como mediadora entre você e essas ações. Não sabe ainda? Deixa a prática ir te levando! Experimenta! Começa a escrever umas palavras. Será que isso te dá o calor na espinha, que nem quando a gente se apaixona? Será que você fica insegura e ao mesmo tempo muito instigada? Essa felicidade arrepiante é fundamental!

O importante é procurar isso, sintonizando desejo e fazer. Porque se não for escrevendo, pode ser de outro jeito. Pode ser ainda mais amplo que o manuseio das mãos, pode precisar do corpo todo - vai o que você quer mesmo é dançar!

Eu já disse outras vezes, mas vou repetir: se dê tempo. Não corre com isso. O tempo é tão sábio, e às vezes o jeito que a gente vive pode dizer que ele é vilão, mas na verdade ele é nosso amigo, nosso aliado. Acredito mesmo que nada chega fora do tempo. O que é pra ser descoberto vai aparecer na hora certa.

O próprio percurso é a chave para abrir portas. Se quiser companhia nesse processo, fala comigo. Posso te apoiar com atenção e cuidado.

Até a próxima semana, com o verbo entregar!

#manusear #processocriativo

Discussão sobre este vídeo

Avatar de User

Pronto para mais?